segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sobre minha cidade INDAIATUBA

Vou contar sobre minha cidade natal, Indaiatuba, e que, desculpe, sou provolegiada em morar.A uma hora da capital, ao lado de Viracopos, clima agradável, povo receptivo e, como o slogan já diz: O NOSSO SOL TEM CALRO DE AMIZADE.
Sou certamente a pessoa mais suspeita o possível para falar a respeito dessa cidade maravilhosa que cativa a tantos. Não é só uma opinião minha, existem dados de pesquisas feitas: INDAIATUBA É A Nº 1 EM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO por FRJAN/2008, e isso torna mais uma honra viver aqui.
Sem rasgação de seda, quero dividir o que é Indaiatuba com vocês.
Cheia de lendas sobre sua origem, a cidade tem hoje 178 anos, completados recentemente em 9 de dezembro.
Temos um atrativo turístico diferente das outras cidades costumeiras de interior, que é o turismo de negócios, no qual torna quase 70% do turismo girar. Tudo isso porque temos um distrito industrial privilegiado com centenas de indústrias, dentre elas dezenas de multinacionais de grande porte, e também claro, a cidade oferece grandes incentivos fiscais pra quem vem abrir seu negócio aqui.
Não sendo carro chefe, porém não podendo ser deixado de lado temos também a parte rural que ainda atrai visitantes: a cidade integra o Circuito das Frutas, que é um convênio entre cidades para fomentar esse tipo de turismo.
Por volta dos 200 mil habitantes e com crescimento acelerado, Indaiatuba ainda tem preservada suas belezas naturais como praças históricas revitalizadas, um parque ecológico com atrativos que vão desde pista oficial de skate e bicicross, até raia de remo e ciclovia. Este nosso parque ecológico é o maior em extensão dentro de uma cidade, no Brasil.
A cidade abriga várias colônias típicas de etnias diferentes: a maior colônia suíça do Brasil, Helvétia, outra bem tradicional que é a colônia alemã, Friburgo, colônia japonesa, NIPO e mais colônias afro e italiana. Com isso todo ano realizamos a Festa das Nações Unidas, que é uma grande apresentação de cada etnia, suas danças e folclore e além de praça de alimentação com as mais deliciosas comidas típicas de cada etinia: tempurás, joelho de porco, feijoada, massas e mais massas, salsichão com batatas...hummm!
Bom, Indaiatuba também é fera nos esportes, principalmente os radicais, como falei ali em cima, temos pista de skate e bicicross oficias que sediam vários campeonatos nacionais, temos pista de motocross onde também acontece anualmente campeonatos oficiais, temos um time atípico que o de Rugby [não to puxando sardinha!] e também o basebol, além de esportes mais comuns como o futebol, handbol, basquete, e ah, temos campeões regionais em natação, entre muitos outros esportes.
Temos dança, teatros, apresentações musicais diversas...
O lado talvez ruim da cidade é o custo de vida elevado, supermercado e vestimentas costumam ser um dos mais caros da região, mas acreditem, vale e muito a pena!

2 comentários:

  1. É claro que quem trabalha no apoio ao turista ia falar da cidade onde moramos, né?
    ^^
    (Aqui é a Monique, viu? xDDD)
    Beijões!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia do Blog Clau! Boa sorte!
    E apesar de tudo, eu amo essa cidade! Futuramente terei que mudar por causa da minha profissão, mas tenho certeza que vou sentir muita falta! Melhor lugar para se morar é aqui!
    Beijos linda!

    ResponderExcluir